31 de outubro de 2012

Linguine com Tinta de Choco à Bolonhesa - Jantar de Halloween

Bom dia a todos, aqueles que me visitam,....espero que esteja tudo bem com vocês!!

Hoje à noite, comemora-se o Halloween e por isso hoje trago-vos uma receita fantástica, para fazerem para o jantar de logo.

Por todo o lado festeja-se o dia do Halloween, ou se preferirem o Dia das Bruxas. Mas, para mim, este dia nunca teve um siginificado especial, porque o Dia das Bruxas, sempre o considerei em Maio, no 1º dia de Maio, onde todas as pessoas colocavam as Maias (flores) nas portas, cujo significado, comentava-se que era para espantar as bruxas e os espirítos. Quando fui para o 5º ano e como tinha a disciplina de Inglês, todos festejavam o dia de Halloween e apartir de então,.....o halloween não ficava despercebido.

Este ano e com a Inês na escola, as coisas começam a ter maior significado. Os desenhos das abóboras e das bruxas são presença constante e trabalho obrigatório na escolinha.
Decidi então fazer uma abóbora especial, para colocar na nossa porta e depois do jantar tranporta-la para a nossa varanda. Sem velas (pois é um perigo), mas com umas luzes com efeitos especiais.

Mas 1º vamos à receita para fazer ao jantar:

Ingredientes:

1 Pacote de Linguine com Tinta de Choco
Carne p/ Bolonhesa (sempre que faço lasanha, sobra molho de bolonhesa e congelo em doses individuais em tuperwares, para depois sempre que precisar para usar numa massa, que foi o caso, é só descongelar o molho e cozer a massa).

** A receita da lasanha, podem ver aqui http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2010/04/verdadeira-lasanha-bolonhesa-moda-de.html

Preparação:

Num tacho com água e sal, cozo a massa.
Entretante, descongelo o molho e aqueço um bocadinho no micro-ondas. Assim que estiver cozida a massa é só colocar o molho por cima.

Rápido e delicioso,....





Para nós, cá em casa, este tipo de massa foi uma novidade. 




Sem dúvida, uma experiência a repetir,...




Aqui fica o pacote, para quem quizer experimentar,...





Aqui, a abóbora que fiz em conjunto com a filhota,......por dentro coloquei uns anéis da Inês que dão luzes às cores e piscam,....





Aqui a nossa abóbora, com a bruxa (já tenho à muitos anos),....na entrada da porta,....mais tarde irá para a varanda,... lol,...








" O Dia das Bruxas (Halloween) é o nome original na língua inglesa e é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.

O primeiro registo do termo "Halloween" é de cerca 1745. Derivou da contracção do termo escocês "Allhallow-even" (véspera de Todos os Santos que era a noite das bruxas.
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow EveningHallowe'enHalloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase " Gostosuras ou Travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do Verão (samhain significa literalmente "fim do verão"). "

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

Beijinhos e feliz dia do Halloween,...bom feriado,....

10 comentários:

O Cantinho da Sophia disse...

Tem muito bom aspecto. Eu adoro massa. Iria gostar deste prato de certeza.
Beijinhos

Liliana (Addicted) disse...

Que massa deliciosa, adorei!
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Raquel Alabaça disse...

Muito engraçado!

Unknown disse...

adoro essa massa. Ficou ótimo.
Beijinhos

M & M disse...

Também quero uma bruxa dessas.... :)

Entre tachos e a bimby disse...

Excelente Mary... tanto a Linguine que ficou irresistivel, como a abobora que ficou linda mesmo... (aposto que era para ser o efeito contrario né eheheheeh) !!!

Happy halloween

Beijocas

Margarida

A Paixão da Isa disse...

parabens esta mt bonita gostei tb da massa bjs bom friado

Unknown disse...

Gosto muito da massa negra mas curiosamente só costumo comer com peixe.
tenho fazer com carne.
~Bjs
rosario
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

Diana disse...

Olá, Mary!!

Adorei a entrada da casa com a abóbora e a bruxinha com a vassoura, bem original!!Menina, o macarrão ficou em tons propícios para um "Dia das Bruxas!" rsrsr.Bjs, Dy.

...degustarleresonhar...(visite-me!!)

Xana Bértolo disse...

Adoro esta massa!! Das de sabores é a minha preferida!
K óptima refeição :)
beijinhos

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...